quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O rio da memoria Arqueologia no Território do Leça



No âmbito das Jornadas Europeias de Património, a Câmara Municipal de Matosinhos inaugura no próximo dia 26 de Setembro (Sábado) pelas 18h00, na Galeria Nave dos Paços do Concelho a exposição “Rio da Memória: Arqueologia no Território do Leça”.

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 30 de Dezembro.

Horário:

De Segunda a Sexta: 10h00 – 12h00 e 15h00 – 19h00

Sábados, Domingos e Feriados: 15h00 – 19h00

Visitas guiadas mediante marcação prévia

Informações: gmah@cm-matosinhos.pt

Ao longo de vários séculos o Rio Leça foi o traço unificador e o principal referencial identitário desta região que se estende desde o Monte Córdova até ao litoral atlântico. A bacia hidrográfica do Rio Leça constitui assim uma unidade geográfica natural que articula uma vasta área onde, desde a Antiguidade, a ocupação humana teceu uma densa rede de sítios e monumentos, que formam hoje um importante património cultural. No entanto nas últimas décadas, por diversos motivos, o Rio Leça foi perdendo o seu papel de referência desta região e tornou-se um quase obscuro curso de água praticamente desconhecido dos seus habitantes. Esta exposição pretende assim contribuir para devolver ao Rio Leça a sua importância como referência principal desta região.

Os diversos trabalhos de investigação arqueológica produzidos recentemente vieram ampliar, de forma significativa, o nosso conhecimento sobre a história desta região. A exposição “O Rio da Memória: Arqueologia no Território do Leça”, tem o objectivo de apresentar e divulgar junto dum público mais vasto e heterogéneo o património histórico-cultural desta região e a evolução do povoamento e da paisagem desde a pré-história até à Alta Idade Média.

Ao longo do período de exibição desta exposição decorrerão ainda diversas iniciativas paralelas que anunciaremos oportunamente.


In<. Archport

Sem comentários:

Enviar um comentário