terça-feira, 3 de novembro de 2009

Museu do Côa vai abrir no Outono



O Museu de Arte e Arqueologia do Côa está quase pronto. Falta instalar os conteúdos e acertar o modelo de gestão. O ministro da Cultura visitou ontem o equipamento sem concretizar a data da inauguração.
O fresco do interior escuro do Museu do Côa contrastava com o calor abrasador do exterior. Apesar de ainda faltar iluminação cénica, o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro foi guiado pelo subdirector do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), João Pedro Ribeiro, por tudo quanto era sala e corredor. No final, o governante elogiou o projecto "arquitectonicamente muito conseguido, que lembra coisas egípcias e está muito integrado no território" e deixou ponto assente que ali se abre "uma porta de oportunidade para a região".
O ministro só não sabe ao certo quando a porta do museu se abrirá ao público, mas estima que possa ser inaugurado em "finais de Setembro ou princípios de Outubro", até porque "muito brevemente deve estar tudo pronto do ponto de vista físico". Uma certeza parece ter: "Julgo que não abrirá antes das eleições [Legislativas]. Abrirá quando estiver pronto".
Neste momento, toda as atenções se centram no modelo de gestão que permita delinear o funcionamento de uma estrutura que custou 17,5 milhões de euros. Durante os primeiros tempos o espaço deverá ser gerido pelo IGESPAR, mas José Pinto Ribeiro diz que espera "conseguir consensualizar uma solução até ao final de Outubro". O modelo poderá passar por reunir numa sociedade anónima os dez concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Côa, agentes económicos privados e organismos do Estado. "As percentagens de participação são variáveis".
O ministro espera que aquela estrutura museológica seja "um instrumento de cativação de pessoas, mas, sobretudo, que lhes explique porque é importante do ponto de vista da memória e da identidade". O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa espera mais. Emílio Mesquita deseja que seja um motor de desenvolvimento da região. Enumerou ao ministro os 70 projectos que vão ser apoiados pelo programa Provere, salientando que "todos eles giram em volta das gravuras do Côa". E que "é preciso dar confiança a quem vai investir na região". No fundo é uma segunda oportunidade para o Côa depois das expectativas iniciais não se terem concretizado. 




EDUARDO PINTO
IN: Jornal de Notícias

3 comentários:

  1. Bem, em Outubro não abriu e o presidente da câmara já não é o mesmo... Gostei da analogia com os faraós... Talvez um pouco básico...

    ResponderEliminar
  2. Quem espera 15 anos bem pode esperar mais um bocadinho.....
    Será que este museu vai abanar com a economia local? Será desta?
    Será que este museu vai dinamizar a região?
    Ficamos a espera........

    ResponderEliminar
  3. Parece que a piscina de Foz Côa tem uma média superior de visitantes...

    ResponderEliminar