quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Escavações na Citânia de Sanfins


As escavações vão realizar-se entre os dias 30 de Agosto e 10 de Setembro. Lideradas pelo Professor Doutor Armando Coelho, com a colaboração da Dra. Maria José Lobato e do Dr. António Baptista Lopes, as escavações estão de volta dezassete anos depois.No último dia realiza-se uma sessão de encerramento no Centro de Arqueologia Castreja e Estudos Célticos, no Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins.
Os cerca de 20 alunos do Curso de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto irão escavar a zona junto ao marco geodésico, próximo do cemitério medieval descoberto nas antigas escavações. Os voluntários interessados podem também participar na iniciativa.
Francisco Martins Sarmento e José Leite de Vasconcelos escavaram pela primeira vez a Citânia em 1895. A Estação Arqueológica foi, mais tarde, investigada pela equipa de arqueologia da Faculdade de Letras do Porto, sob a orientação de Armando Coelho. A última intervenção ocorreu em 1993.
A Citânia de Sanfins recorda a cultura castreja do Noroeste peninsular e da Proto-história europeia. A visão panorâmica sobre a região de Entre-Douro-e-Minho terá sido factor estratégico para o desenvolvimento do povo da região.

IN: IMEDIATO, JORNAL REGIONAL

Sem comentários:

Enviar um comentário