quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Seminário Internacional e Ateliê de Arqueologia Experimental A Olaria Romana

Seminário Internacional e Ateliê de Arqueologia Experimental
A Olaria Romana

Até 7 de Fevereiro: candidaturas à apresentação de propostas de comunicação ou de poster
[inscrição gratuita para as propostas que venham a ser integradas no programa]

Até 10 de Fevereiro: inscrições para participação simples
[redução de 50 % para sócios do CAA, estudantes, professores, desempregados e reformados]



Informam-se os(as) interessados(as) de que ainda é possível aceitar candidaturas à apresentação de comunicações ou de posters no Seminário em causa, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, através do respectivo Ecomuseu, entre 17 e 20 de Fevereiro próximos (programa e ficha de inscrição em anexo).
O evento tem a colaboração da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e do Centro de Arqueologia de Almada, encerrando as actividades complementares da exposição “Quinta do Rouxinol: uma olaria romana no estuário do Tejo (Corroios / Seixal)”, patente no Museu Nacional de Arqueologia de Março de 2009 a Fevereiro de 2010.
No essencial, com a presença de especialistas portugueses e de outros países europeus, pretende-se divulgar e debater problemáticas relacionadas com a actividade oleira em Época Romana, atendendo em particular à organização espacial e funcional das olarias, à arquitectura e modo de funcionamento dos fornos e às respectivas produções cerâmicas.
O programa integra ainda um Ateliê de Arqueologia Experimental, que funcionará junto da olaria romana da Quinta do Rouxinol (Corroios), e onde será possível observar a execução de réplicas de cerâmicas romanas, bem como o respectivo processo de cozedura em forno construído no local, tendo por modelo um dos fornos romanos aí preservados e a investigação arqueológica e etnográfica que sobre ele incidiu.

Pelas possibilidades que abre à partilha com especialistas nacionais e estrangeiros e pela criação de condições experimentais únicas e dificilmente repetíveis, esta é uma oportunidade a não perder.

Para mais informações, contactar o Ecomuseu Municipal do Seixal (ver abaixo) ou o Centro de Arqueologia de Almada (tel. / fax: 212 766 975; e-mail: secretariado@caa.org.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário