terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aqui nasceu Portvgal!









         
  Aqui Nasceu Portvgal!
  Guimarães em 2010, tudo o que se passa em Guimarães (ou grande parte) está ligado ao seu passado Histórico, a figura de afirmação vista quase como um pai da terra e acima de tudo um pai da pátria do nosso mui nobre Portvgal. Estou a falar sem dúvida alguma da sua Alteza o Rei D. Afonso Henriques.
A vida desta cidade outrora pacata, e algumas vezes eleita como cenário de batalhas e cercos, é agora dividida numa panóplia de movimentos e deslocações humanas, o comércio invade as ruas, dando lugar aos pequenos souvenirs reais de invocação aos tempos da Monarquia Portuguesa e aos nossos antepassados conquistadores.
O passado quase esquecido das gentes que outrora elevaram Portugal em toda a sua grandeza, aclamando aquilo que agora podemos dizer que é nosso, resume-se a um fraco investimento no património, um desleixe quase fatal e ao mesmo tempo escuro e mal aproveitado daquilo que é a nossa identidade.
Por incrível que pareça o castelo de Guimarães já serviu para protecção, habitação, palheiro, cadeia e até já teve um dono particular.
Neste momento encontra-se bem conservado, mas escuro, sombrio e despido e vazio para os milhares de visitantes que por lá passam todos os anos.
É triste que um local ícone como este esteja tão pobre, e que após uma visita se sinta um vazio que da lugar a imaginação.
Será a falta de criatividade das tutelas? Será falta de dinheiro? Ou será falta de uma estratégia de Marketing?
O marketing de património área a qual tenho dado alguns passos nos últimos anos, carece em Portvgal.
Portvgal pode e deve viver um pouco mais da sua riqueza e esquecer aquilo que vem de fora, podem achar que este é um pensamento nacionalista, e de certa forma é mas também é um pensamento de inovação e conhecimento, de atractividade e bom funcionamento daquilo que pode ser mais bonito de visitar.


                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário