terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma leitura diferente...



Sinopse na contra capa:


      «Ao mesmo tempo que Howard Carter revela ao mundo o túmulo de Tutankamon, realizando a mais espantosa descoberta da história da arqueologia, Ralph Trilipush, um egiptólogo formado em Oxford está a meter-se em trabalhos, comprometendo a sua reputação profissional e a fortuna da noiva por causa de um fragmento de hieróglifos pornográficos. Entretanto, um incansável detective australiano envolve-se no maior caso da sua carreira, palmilhando o mundo em busca de um assassino. A confluência destas duas histórias aparentemente separadas resulta num desfecho explosivo, ao mesmo tempo inevitável e completamente imprevisto.»





"Em 1922, Howard Carter fez a mais importante descoberta arqueológica de todos os tempo: o túmulo do faraó Tutankhamon, com os seus tesouros relativamente intocados. Os objectos viajaram de continente em continente e foram incessantemente fotografados, discutidos e reproduzidos. O Egiptólogo que dá o título ao livro de Arthur Phillips não é Carter, embora Carter apareça no livro. Ralph Trilipush é o anti-Carter, uma caricatura, um Carter de outro planeta. Como Carter, Trilipush está à procura de um túmulo de um efémero faraó. O de Trilipush chama-se Atum-adu. que ele traduz por «Atum está excitado». Deparamo-nos com Trilipush logo no início do livro, numa carta que ele escreve à noiva, que está em Boston, e bastam essas três páginas para alertar o leitor relativamente ao carácter de Trilipush - egoísta, hipócrita, paranóico quanto baste. As suas cartas e diários fazem parte da narrativa. A sua reputação académica reside fundamentalmente na sua tradução da poesia erótica de Atum-adu (estas traduções, transcritas no livro, constituem outras tantas brincadeiras do autor; as versões libertinas de Trilipush contrastam divertidamente com os eufemismos vitorianos usados nas primitivas traduções destes poemas).



Usando o seu background académico, Trilipush conseguiu ficar noivo de uma beldade de Boston, Margaret Finneran, cujo pai é um milionário snob. Com a ajuda do futuro sogro, Trilipush constitui uma empresa para financiar a sua busca do túmulo perdido.


Um detective australiano reformado, Harold Ferrell, escreve uma segunda narrativa paralela, dando conta de um caso que investigara 30 anos antes, relacionado com um fabricante de cerveja milionário, Barnabas Davies, que, sabendo que só tinha alguns meses de vida, decidira deixar parte da sua herança aos filhos, 38 no mínimo segundo Ferrell, que eventualmente deixara pelo mundo, fruto das ligações temporárias que mantivera durante a sua juventude de embarcadiço.


A tarefa de Ferrell é encontrar uma das potenciais mães, que vive em Sidney. Encontra-a, miserável e repulsiva e confirma que ela realmente teve um filho de Davies, Paul Caldwell. A sua procura do rapaz leva-o do circo a uma biblioteca e depois à prisão, e finalmente à Força Expedicionária Australiana no Egipto, na qual Caldwell serviu durante a Primeira Grande Guerra. Infelizmente para o detective, que estava a ganhar bom dinheiro com as suas buscas, Caldwell desaparecera em 1918 e fora dado como morto.


A confluência destas histórias aparentemente separadas resulta num final explosivo, ao mesmo tempo inevitável e completamente imprevisível"


FICHA TÉCNICA:
TÍTULO: O Egiptólogo
AUTOR: Arthur Phillips
EDITORA: Gótica
PÁGINAS: 377
PREÇO: 10,00 €

2 comentários:

  1. As vezes é bom citar a fonte...

    http://contamehistoriasusadas.blogspot.com/2009/03/egiptologo-de-arthur-phillips_29.html

    Ou alguém poderia achar q se trata de um plagio...

    ResponderEliminar
  2. daí ter posto " " . . .

    ResponderEliminar