quinta-feira, 8 de abril de 2010

AO QUE ISTO CHEGOU...

Uma equipa de arqueólogos de uma universidade de Astorga, Espanha, depois de, há semanas, ter descoberto um importante troço de uma calçada romana nas fundações do prédio que está a ser construído na Rua 1º de Dezembro, em Chaves, na passada quarta-feira deparou com uma enorme quantidade de objectos de ouro que se supõem serem também da época do Império Romano.

Contudo, um dos arqueólogos e dois estudantes-estagiários do “Departamento de Pré-historia, Historia Antigua y Arqueologia” da Universid Don Pelayo, de Astorga, recolheram algumas peças e abandonaram o local, desconhecendo-se o seu paradeiro.

O saque não foi maior porque, casualmente, a arquitecta municipal Dora Videira, cujo gabinete se situa quase de fronte, na mesma rua, tinha ido à varanda para fumar. Ao aperceber-se da fuga dos arqueólogos deu imediatamente o alarme.

Quando os técnicos camarários chegaram ao local ainda havia ali três fíbulas de ouro com pedras, 11 alfinetes de prata, quatro deles com bolas, duas pregadeiras de ouro em formato de cobra, uma de iluminura, e uma pulseira de ouro em forma de serpente, que o arqueólogo municipal Sérgio Carneiro não teve dúvidas em identificar como pertença da Imperatriz Lollia Paulina, terceira esposa do imperador Calígula (12-41DC).

A presença dos arqueólogos espanhóis em sondagens realizadas em Portugal resulta de um protocolo celebrado em Outubro passado entre a Divisão de Ar-queologia Preventiva e de Acompanhamento, do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, e a Subdirección General de Cooperación Cultural Internacional del Ministerio de la Cultura de Espanha.

A investigação do furto ficou a cargo da Polícia Judiciária.

O presidente da autarquia, João Batista, no entanto, dizendo-se bem informado quanto ao decorrer das diligências policiais, declarou-se “esperançado na recuperação integral do nosso valioso património, uma vez que os autores do furto estão perfeitamente identificados”.
in SEMANÁRIO TRANSMONTANO

...NO DIA 1 DE ABRIL DE 2010!

5 comentários:

  1. a fuga das aves de rapina...sem mais comentários...

    ResponderEliminar
  2. Já se diz por ai que foi partida de 1 de Abril..
    E a ser assim, não foi a única.. Esta também lhe deve fazer companhia: http://www.maiscomunicacao.org/uploads/image/Ed136/MA130104.jpg

    Curiosamente, parece que a arqueologia é uma forma eficaz de pregar partidas.. Diz-se por ai..

    ResponderEliminar
  3. A gente acredita mesmo nesta história? Eu não vi nenhum jornal nacional sério nem a televisão a dar essa informação. Pq tanta insistência em serem espanhóis? Faz diferença? Ou faria...

    "uma pulseira de ouro em forma de serpente, que o arqueólogo municipal Sérgio Carneiro não teve dúvidas em identificar como pertença da Imperatriz Lollia Paulina"

    Isso não faz suspeitar ninguém? É mesmo uma brincadeira do dia 1 de Abril, isto mostra a seriedade de este blog!

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Alberto, não tens mais blogues com que te entreter?

    ResponderEliminar
  5. Em resposta ao senhor Alberto: Se acha que esta História é fundamentada em "factos" ficcionados vindos da cabeça de um qualquer jornalista pode sempre mandar um email para a direcção de redacçao do jornal semanário transmontano e contestar a mesma.

    Aqui fica a sugestão.
    geral@semanariotransmontano.com

    ResponderEliminar