quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SEMINÁRIO E EXPOSIÇÃO DE MONUMENTOS BALNEARES – DO NOROESTE PENINSULAR: DA PROTO-HISTÓRIA À IDADE MÉDIA – REPRESENTAÇÃO E MUSEALIZAÇÃO



A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do pelouro da Cultura e Turismo pretende realizar um seminário e uma exposição sobre Monumentos Balneares do Noroeste Peninsular (da Proto-História à Idade Média). "Tendo em conta a inegável importância que estes monumentos e sítios desempenham e o interesse que suscitam, tanto na comunidade científica, como no grande público, o Município entende ser de todo pertinente dar a conhecer a documentação produzida sobre os mesmos."
Não percam esta iniciativa pois irá fomentar pontos de encontro entre todos os profissionais que se dedicam ao estudo ou à divulgação deste tema e também debates e a partilha de experiências sobre o mesmo.


Contactos:

Gabinete de Arqueologia da C. M. V. N. Famalicão, Casa da Cultura, Rua Direita, 4760-134 Vila Nova de Famalicão, Portugal.
E-MAIL: arqueologia@vilanovadefamalicão.org
Tel: 252320954 • FAX: 252377110
Inscrição: http://www.vilanovadefamalicao.org/_seminario_monumentos_balneares
Mais informações: http://arqueologia.vilanovadefamalicao.org/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MUSEU VIVO

Todas as quintas-feiras, às 21.30, Joel Cleto passa a chamar-se mordomo Baptista. Para nos contar a história dos Santiago Carvalho, em Leça da Palmeira, hoje conhecida por Quinta de Santiago. A história nada tem a ver com os famosos caminhos para Compostela, é "apenas" a estória de uma família nobre da zona de Guimarães que se apaixonou pelo romantismo da foz do Leça, hoje engolida pelo Porto de Leixões. Como bónus, nos próximos meses podemos apreciar também algumas das melhores obras do pintor Augusto Gomes, para além da fabuloso arquitectura de uma casa que no seu jardim de Inverno imita as decorações de Pompeia.

DEUSES SEM NOME


A Galeria Tomás Costa, em Oliveira de Azeméis, recebe, a partir de hoje, a exposição "Deuses sem Nome", uma exposição itinerante do Museu Nacional de Arqueologia, que conta com algumas peças arqueológicas, incluindo tesouros nacionais.

Esta é a primeira exposição deste género a passar pela cidade, pelo que aconselho toda a gente a visitar, mais ou menos curiosos em relação à temática exposta, é uma oportunidade a não perder.

domingo, 10 de outubro de 2010

SUBMARINO "U 1277"



Ao largo da costa de Matosinhos descansa um famoso submarino alemão afundado no final da 2ª Guerra Mundial num fundo arenoso, a 30 metros de profundidade, com a ré completamente assoreada e tombado para bombordo cerca de 45 graus. Encontra-se afundado entre a praia do Cabo do Mundo e a Praia do Paraíso.

APLICAÇÕES iPAD PARA ARQUEOLOGIA



Trabalhos em Pompeia (através do facebook de José Manuel Varela: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000734955025